Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Chair





________________________________

1902
Cadeira com ripas de Madeira – Koloman Moser


Esta cadeira, desenvolvida para o Hall de entrada do sanatório Westend em Pukersdorf, correspondia integralmente, na sua linguagem formal e cromática, ao conceito arquitetônico do edifício, que se baseava de forma consequente na linha, no quadrado, no cubo e na superfície.
O projeto respeita, por conseguinte, a tese de que a construção e a decoração interior devem representar uma obra de arte completa.
Mas os visitantes do sanatório podiam dar-se ao luxo de colocar uma almofada nas costas.
________________________________

1929
Cadeira Barcelona - Mies Van Der Rohe


A cadeira Barcelona é um sucesso desde o seu lançamento.
Seu Design, sempre atual, é obra de Mies Van der Rohe, renomado Designer do modernismo, conhecido por inovar nas linhas e materiais de suas obras.
A Cadeira Barcelona possui uma estrutura de aço inox, assento e encosto estofados em Couro ecológico Preto ou Branco.

________________________________

1938
Landi Chair – Hans Coray


Esta cadeira foi desenhada por Hans Coray para a Exposição Nacional de 1939 em Zurique, Suiça.
As suas perfurações permitem reduzir o peso da cadeira, já de si muito leve, e facilitam o escoamento da água da chuva.
A liga especial de metal leve, desenvolvida no Canadá, tem a particularidade de não aquecer quando exposta ao sole também de não enferrujar.
________________________________

1944 
Navy Chair – Witton Carlyle Dinges


Desde 1944, a Navy Chair é fabricada à mão, sem qualquer alteração, sendo necessários 77 processos laborais para completar esta cadeira de alumínio reciclado a 80%.
A cadeira vem acompanhada de uma garantia vitalícia cobre o material e contra defeitos de fabricação, concedida pelo Emeco.
_____________________________

1958
Aluminium Group Chair - Charles & Ray Eames


Hoje em dia, é muito frequente encontrar a Aluminium Group em escritórios. Esta cadeira começou por ser também conhecida por Leisure Group, pois tinha sido originalmente concebida para a área residencial.
Distingue-se, sobretudo pela sua base em forma de estrela de quatro pontas bem como pelo estofo de couro ou de tecido preso entre duas barras de alumínio.
_____________________________

1967
Panton Chair – Verner Panton


Verner Panton não foi o único designer a tentar concretizar o projeto de uma cadeira moldada a partir de uma única peça, pois na altura tratava-se de uma ideia muito falada.
Os primeiros esboços que remetem para a Panton Chair datam já de 1958/1959, tendo a primeira apresentação publica, no entanto, apenas sido realizada em 1967.
Por conseguinte, coube a Verner Panton a honra de ser o primeiro a criar uma cadeira produzida a partir de um único material e com uma única forma, graças a sua vontade de experimentar com novos materiais e a sua perseverança.
Desde então a cadeira já sofreu várias modificações de material e pequenas alterações formais, com vista a otimiza-la sob vários pontos de vista: tanto no que diz respeito a novas tecnologias como a estática a ao meio ambiente.
_____________________________

1972
Omkstak Chair – Rodney Kinsman



O britânico Kinsman quis conceber uma cadeira funcional com um pouco de caráter, tendo então criado esta cadeira empilhavel com pega, que ainda hoje é produzida.
____________________________

1988
Silla Garriri Chair – Javier Mariscal


Expressão do otimismo vigente na era pós-Franco: a cadeira deste artista e designer espanhol, que também desenhou a mascote para os Jogos Olimpicos de Barcelona de 1992, é uma divertida representação do Rato Mickey.
_____________________________

1996
Knotted Chair – Marcel Wanders


Esta criação de Marcel Wanders, galardoada com vários prémios, conjuga o artesanato e a tecnologia industrial, sendo construída por um cabo de fibras de aramida, entrelaçada em redor de um núcleo de carbono, que é transformada numa cadeira por meio de nós. 
Este novelo mole é depois mergulhado em uma resina epóxida e suspenso numa estrutura para endurecer.
_____________________________

2008

Vegetal Chair Blooming - Erwan e Ronan Bouroullec

No século XIX desenvolveu-se uma técnica na América do Norte que consistia em controlar o crescimento das arvores para que essas adquirissem a forma de cadeiras. Essa prática conjugada com o seu interesse por formas orgânicas, inspirou os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec a desenvolverem uma cadeira que apresentasse ter crescido naturalmente. – a vegetal chair é, no entanto, produzida em poliamida tingida, recorrendo ao processo de fundição por injeção.
____________________________ 

2012
Pages Chair - Estúdio Japonês 6474




Inspirada pelos livros, a cadeira Pages permite ao usuário ajustar a altura do assento e encosto amortecido simplesmente girando as suas coloridas acolchoadas “Páginas”.

O design imaginativo incentiva a interação com o usuário e tem uma estética única.
Desenhado pelo estúdio japonês 6474, foi apresentado este ano no Stockholm Furniture Fair.
____________________________


Cadeira Diferente


Uma cadeira que vira... Cadeira.


Desmontadas as peças formam a palavra Cadeira.
Montada vira uma cadeira
Projeto Eric Ku.


_____________________________
A mais Bela!

Chair Panda - Irmãos Campana


Quem nunca ouviu falar dos irmãos Campana?
A história deles começou em uma feira, onde eles compraram um rolo de cordas, e o elemento popular ganhou forma nas mãos dos designers e se transformou na peça Vermelha, cadeira responsável pela projeção internacional da dupla que hoje pertence ao acervo do MoMa (Museu de Arte Moderna de NY).
Do design aos materiais, todas as peças dos irmãos têm um ar transformador. Sarrafos, cordas, bonecas de pano e reciclados trazem novas interpretações para móveis e objetos.

_____________________________
Fonte de Pesquisa

Livro: Mobiliário Moderno
150 anos de Design













3 comentários:

  1. Estou preparando um sobre Color Block!!!
    Breve!!

    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. boa tarde estou fazendo um trabalho da faculdade e gostaria de saber onde posso pesquisar sobre a cadeira de ripas do koloman moser.
    desde já obrigada,
    jennifer

    ResponderExcluir